Você sabia quais são as vantagens da adoção de um animal ?

Você sabia que adotar um bichinho de estimação pode ajudar seu filho a se desenvolver de maneira mais saudável? A adoção de um animal é capaz de ajudar a criança de várias maneiras e ainda pode, também, unir ainda mais a família, com esse novo integrante, que de uma maneira muito carismática acaba fazendo parte dela. Saiba mais sobre esse assunto e repense sobre ter um bichinho em casa.

 Os animais e as crianças

Toda criança precisa ser estimulada para desenvolver sua responsabilidade e uma ferramenta poderosa para que isso aconteça é a adoção um animal de estimação para a família. Os animais precisam de cuidados constantes, e isso ajudará a criança a ocupar seu tempo suprindo as necessidades do bichinho. Um animal precisa ser alimentado, precisa de água fresca em seu bebedouro, deve tomar banho (para algumas espécies) precisam de carinho, atenção, um ambiente limpo e outros pequenos detalhes que o farão saudável e feliz.

animal-deestimaçao

Ter um animal em casa e fazer dele a responsabilidade dos filhos ajudará a desenvolverem esse cuidado e essa responsabilidade com os horários e as necessidades de um outro ser vivo. Fará com que percebam que é preciso atender as necessidades do bichinho assim como os pais atendem as suas necessidades. Ter um animal é como ter um outro filho, e se as crianças ficarem responsáveis por esse “filho mais novo” elas aprenderão valores especiais, como o cuidado com a vida, o respeito pelos seres vivos e a necessidade de educar com amor.

criança-com-animal

Qual é o melhor animal para ser adotado?

Não existe uma espécie certa de animal para ser adotado, tudo vai depender do espaço que você tem em casa. A maioria das famílias prefere os cachorros, porque são espontâneos, brincalhões e companheiros. Mas se for adotar um cachorrinho, lembre-se de ter em sua casa uma raça que caiba no seu espaço. Quanto maior o cão, mais espaço ele precisa e mais gastos ele vai dar, o ideal é adotar uma raça pequena, como o chihuahua ou o poodle, que são animais resistentes e ainda gostam de brincar com seu dono.

criança-escolhe-animal-estimaçao

Algumas famílias preferem gatos ou adotam calopsitas mansas, coelhos, hamsters e outros bichinhos. O ideal na hora de escolher um animal de estimação é calcular o tempo de dedicação que ele precisa a e os gastos que possa dar, além do espaço que vai ocupar. Afinal de contas, mesmo que criança fique responsável por cuidar do animal, é claro que algumas vezes os pais precisarão supervisionar para ver se estão fazendo tudo certinho e também vão precisar ajudar na hora do banho ou de fazer a limpeza do espaço do animal.

animal-estimaçao-escolher

Independente do bichinho que você escolha para adotar, lembre-se de educar seu filho esclarecendo que os animais sentem dor e possuem sentimento, assim, não são brinquedos, mas são como crianças e precisam de carinho e deve-se ter cuidado ao tratar deles. Estimule a criança mostrando para ela como os animais são ingênuos e precisam de seus donos para sobreviver, assim você estimula seu filho a ser cuidadoso, piedoso, gentil, desperta o sentimento materno ou paterno e estimula suas boas ações.

O cuidado com um animal te ajudará a educar seu filho para que cresça respeitando os seres vivos e ainda compreendendo que todos necessitam de cuidado e atenção e que o mundo não gira em torno deles, mas que eles fazem parte do mundo.

 

SHARE

NO COMMENTS