Veja Como Preparar a Lancheira Para seu Filho de Forma Saudável

As crianças estão em fase de crescimento e por isso necessitam de uma alimentação balanceada e própria para sua fase de vida. Aquelas que estão em idade escolar também devem se alimentar da maneira correta para conseguir ter disposição para enfrentar as horas de aulas diárias e ainda manter o corpo saudável e a mente ativa. O lanche que as crianças levam para a escola deve ser preparado da maneira correta para que a criança não corra o risco de consumir menos vitaminas e nutrientes do que precisa e acabar ficando doente. Veja a maneira correta de preparar a lancheira do seu filho para garantir que ele se alimente bem mesmo estando longe de você.

lancheira-alimentos-saudavel

O que não levar na lancheira

É muito prático colocar na mochila da criança um pacote de biscoitos, salgadinho, refrigerante e outras guloseimas. Isso diminui o trabalho dos pais, mas certamente não ajuda em nada a saúde das crianças. Se uma criança se alimentar todos os dias com essas comidas ricas em gordura, colesterol e açúcar, em pouco tempo ela estará apresentando sérios problemas de saúde que poderão afetar sua vida toda.

Assim como os adultos, as crianças precisam de uma dieta balanceada para que não elevem a taxa de colesterol de triglicerídeos, de glicose e não desenvolvam obesidade infantil. Assim, evite enviar alimentos que possam fazer mal à criança, porque apesar de poupar um pouco de trabalho agora, pode trazer sérios problemas no futuro.

O lanche ideal para a escola

Para que seu filho se alimente da maneira correta mesmo na escola, é fundamental preparar uma lancheira saudável. Isso não significa que o lanche será sem graça, porque é possível preparar uma lancheira apetitosa e que faça bem para a saúde da criança.

Na lancheira do seu filho você pode colocar tranquilamente frutas e mais frutas, um hábito que deve ser incentivado desde pequenino. Coloque aquelas que ele gosta mais mesmo que precise descascar e colocar num potinho.

lanche-saudavel

Você pode preparar um lanche natural para ele, que pode ser feito com pão integral ou de centeio, evite os de farinha branca pois não são bons para a saúde. Dentro do pão, coloque hortaliças como alface, cenoura, tomate e também queijos ou mesmo peito de peru que montarão um lanche muito apetitoso e colorido.

dicas-para-prepara-lanche

Você pode acrescentar biscoitos na lancheira, mas prefira os caseiros ou então integrais, e até mesmo aqueles que levam granola, morango, mel e outros sabores que fazem com que sejam uma pequena sobremesa saudável.

Para beber você deve resistir à tentação dos refrigerantes. Você pode colocar água pura mesmo ou então leite fermentado com lactobacilos ou água de coco. Os sucos naturais são muito bons mas podem estragar na lancheira. Se seu filho gosta de chás essa também é uma boa opção.

Como ter certeza de que ele vai comer direitinho?

Para que a criança se alimente de maneira saudável por toda a vida é preciso que desde pequena seja incentivada a consumir alimentos saudáveis. É muito difícil mudar os hábitos alimentares de uma criança, por isso, o melhor jeito é começar desde cedo a educar o seu paladar.

preparar-lanche-criança

Evite dar dinheiro para a criança levar à escola, porque pode ser que ela não resista a tentação e troque o seu lanche saudável por alguma guloseima da cantina, e assim, adeus refeição completa! De vez em quando não há problema oferecer um agrado, como um doce ou biscoito recheado, mas isso não pode ser uma rotina.

Prepare a lancheira sempre com alimentos frescos e mantenha tudo muito bem higienizado para que não proliferem fungos e bactérias, afinal, a lancheira vai passar algumas horas esperando chegar em casa para ser lavada e nesse tempo os resíduos de alimento podem se estragar.

SHARE

NO COMMENTS