Veja Como Conciliar Casa e Trabalho com Algumas Dicas Simples

Homens e mulheres têm uma rotina corrida e cheia de compromissos, assim como exige a modernidade. Porém, nem por isso eles estão deixando de constituir família. O grande problema é que com tantas horas ocupadas em seu dia o tempo com a família se torna pequeno e nem sempre é possível participar da vida e do desenvolvimento dos filhos como desejam.

Por isso, é preciso saber como organizar sua rotina e seu tempo a fim de conseguir brechas para ter contato com sua família e estreitar os vínculos com a mesma. Se você está enfrentando o desafio dessa dupla jornada, confira algumas dicas e soluções que vão te ajudar a ter mais tempo com sua família sem sacrificar outras atividades.

conciliando-trabalho-familia

Dicas e soluções para estar com a família mesmo em dias de trabalho

1 – Use a tecnologia a seu favor: o celular está a nossa disposição o dia inteiro, temos o recurso internet e aplicativos que facilitam a comunicação. Use essas ferramentas para falar com seus filhos, para enviar mensagens, para escutar alguma novidade que ele tenha, enfim, mantenha contato, se faça presente mesmo longe.

2 – Almoço em casa: se você pode sair do trabalho para ir almoçar porque não comer em casa. Se você está perto, não custa nada almoçar com a família, porém se não for possível, use a hora do almoço pra conversar com as crianças, mandar mensagens e outros mais.

familia-reunida

3 – Converse no carro: não deixe que o trajeto de casa para a escola seja silencioso, aproveite esses minutos para ter interação com a família, para saber do seu dia, das novidades, das tarefas da escola e qualquer outro assunto. Brinque, cante e interaja com as crianças para  esse trajeto ser um momento de vocês.

4 – Adapte os horários: as crianças possuem suas atividades durante a semana também, mas é possível flexibilizar o horário dos filhos para que vocês possam se encontrar durante o dia. Adeque os horários para vocês terem tempo juntos.

5 – Organize sua agenda: anote todos os seus compromissos e mantenha as datas sempre atualizadas, inclusive os eventos importantes para seu filho, como festinhas da escola, reuniões de pais, entre outros. Tente escapar de compromissos do trabalho nessas datas para que possa participar desses eventos importantes para ele.

6 – Tente a modalidade home-office: muitos profissionais conseguem negociar com as empresas e adotam o estilo de trabalho home-office, seja em tempo integral ou meio período. Essa é uma boa oportunidade para que você passe mais tempo em casa. Tente negociar com seu chefe.

7 – Compense: em algum momento você vai ter uma folga ou descanso, então, aproveite esse momento para estar com seu filho. Leve-o para tomar um sorvete, para andar de bicicleta no parque, comer um lanche e qualquer outro pequeno passeio, ou então brinque em casa, assista um filme, enfim, faça alguma coisa com ele.

8 – Elabore uma rotina caseira: temos afazeres no trabalho e em casa, e para dar conta da casa sem sacrificar horas livres, basta apenas montar um cronograma das atividades e cada dia fazer uma coisinha. Quando chegar o final de semana a casa não vai estar uma bagunça e suas tarefas domésticas estarão em dia.

Para viver em casa e no trabalho precisamos ter muita criatividade e organização para encontrar tempo onde ele parece não existir, e lembre-se que com um pouquinho de boa vontade acabamos conseguindo.

SHARE

NO COMMENTS