Duvida sobre o Porque dos Cachorros se esfregam no Chão Qual a Verdade Sobre Este Fato

Os cachorros são criaturas muito engraçadas e divertidas, brincalhões e amigos. Cada raça de cachorro possui suas particularidades, e cada uma delas é indicada para um tipo de lugar, seja os maiores e espaços com muitos cantos aonde correr e para explorar, como até os apartamentos menores. Cada raça de cachorro é de um jeito e gosta de um tipo de espaço, um tipo de pessoa e uma rotina. Assim existem cachorros para todos os donos e que são capazes de se adaptar facilmente a uma casa. Mas, apesar desses animais serem diferentes entre suas raças e cada um entre si, eles possuem uma característica em comum, que vale para todos os animais de todas as raças: eles adoram se esfregar de costas no chão ou mesmo o pescoço. Você sabe por que?

cachorro-feliz-grama

O terror de todo dono

Depois de tomar um belo banho no pet shop, com direito a creme de pentear e perfume, lacinhos e brilhos para as fêmeas e um ossinho por bom comportamento para os machinhos, é hora de levar o cachorrinho para dar uma volta no parque e mostrar como ficou bonito e cheiroso. O dono, todo contente, leva o bichinho pela coleira para fazer mais esse agrado, porém, mal imagina que aí mora os seus problemas!

cachorro-rolando-grama

Chegando no parque, a primeira coisa que o cachorro faz é cheirar a grama e se jogar nela dando aquela esfregada gostosa nas costas e ficando novamente cheio de areia, terra, grama, gravetos e poeira! Adeus banho! Agora, todo emporcalhado por ter se esfregado pelo chão, enquanto o dono se descabela, o cachorro anda por aí todo feliz com a língua de fora e aquele ar de sorriso no focinho! Quem nunca viveu uma cena como essa?  Mas porque será que os cachorros gostam de esfregar o corpo pelo chão em lugares onde não há nada de diferente? Essa resposta é simples: camuflagem!

Os cachorros se esfregam para se camuflarem

Por mais que o cachorro tenha passado por um processo evolutivo como todos os outros seres vivos, ele conserva em si alguns instintos de seus antepassados, instintos que permanecem firmes e o fazem mais próximo desses antepassados selvagens. Não podemos nos esquecer que os cachorros foram domesticados, mas que antigamente sua vida era selvagem e eles precisam caçar e também se esconder de animais maiores, perigosos para eles, assim, viviam como todos os animais de uma floresta, lutando por sua sobrevivência, e seu comportamento era todo destinado à preservação de sua vida.

rolando-na-grana

Todo animal possui um cheiro característico em seu corpo e é dessa maneira que muitos se comunicam no reino animal, também é dessa maneira que machos e fêmeas se encontram, que predadores caçam suas presas e que animais pequenos espantam animais maiores, o cheiro tem muito peso sobre o reino animal.

Quando um cachorro encontra um local onde há um cheiro que para ele é interessante, ele se esfrega sobre esse local na tentativa de ficar com aquele cheiro em seu corpo. O instinto pede que ele camufle seu próprio cheiro se esfregando num odor característico do local onde está, assim, o cheiro de cachorro ficaria nulo ou pelo menos seria confundido com o cheiro do ambiente, que ele pegou ao se esfregar.

Pode ser o cheiro de uma planta, de um animal morto, um inseto ou qualquer outro que para ele vai ajudar nessa camuflagem, e assim, ele disfarça o seu cheiro, com esse cheiro novo e se sente protegido.

É por siso que os cachorros se esfregam tanto por aí, em especial quando estão a céu aberto ou em locais diferentes. Eles tentam se camuflar através do cheiro para se confundir com os odores do ambiente. Interessante, não é mesmo?

SHARE

NO COMMENTS