Como Surgiu o Dia das Mães Saiba um Pouco Mais

Todo mês de maio é tradição passar o segundo domingo junto com as mães, num almoço familiar e comemorar ao lado dela o Dia da Mães, data que foi escolhida para homenagear a figura materna e que além de demonstração de afeto, carinho e respeito também se transformou numa data de movimentação da economia em todos os setores. Porém, apesar de todos os significados de Como Surgiu o dia das mães tem para as pessoas, poucas sabem como foi que ele se originou.

O dia das mães

Quando se aproxima o mês de maio as lojas e sites já começam as grandes promoções e ofertas para que seus filhos possam presentear suas mães com algo especial, mais do que seu amor e a presença ao seu lado nessa data.

como-surgiu-dia-maes

Os filhos se preparam para essa data e a grande maioria tenta de todas as formas agradar sua mãe, segundo os gostos e preferências de cada uma, eles buscam pelo melhor para elas. Tudo isso para que ela possa saber, em vida, como é especial para seus filhos. E foi dessa ideia que se originou o Dia das Mães, através da necessidade de uma filha de homenagear a sua mãe.

Como Surgiu o Dia das Mães e sua História

Enquanto nós comemoramos o Dia das Mães com um sorriso no rosto e felizes por tê-la ao nosso lado, não imaginamos que o Dia das Mães tenha um sentido profundo e muito significativo para a sua patrona.

O Dia das Mãe sé comemorado no Ocidente e se originou há muito tempo atrás, no início do século XX. O culto à fertilidade e à figura materna é muito mais antigo do que isso, e está presente na história da humanidade, inclusive através da figura de Eva e de Maria. Porém, a tradição de comemorar o Dia das Mães no segundo domingo de maio iniciou-se com Anna Jarvis.

Anna perdeu a sua mãe no mês de maio do ano de 1905. Elas moravam na cidade de Grafton, em Virgínia – EUA, e quando Anna se viu órfã de sua mãe decidiu que deveria criar uma data para que as pessoas pudessem homenagear sua mãe e reconhecer o seu valor. E foi com a ajuda de outras moças que ela conseguiu realizar esse desejo.

No dia 10 de maio do ano de 1908 elas conseguiram que a Igreja Metodista que frequentavam realizasse um culto em homenagem às mães, e esse evento teve repercussão tamanha que o Governador de Virgínia, na época William E. Glasscock, instaurou uma data para comemoração do Dia das Mães, que ficou sendo 26 de abril.

homenagear-dia-das-maes

Porém, a repercussão desse dia em prol da homenagem às mães tomou proporções ainda maiores, e Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos em 1914, atendendo à opinião de Anna instaurou a data do segundo domingo de maio para comemorar-se o Dia das Mães.

comemorar-dia-das-maes

No Brasil a primeira comemoração dessa data aconteceu em 1918, porém, somente no ano de 1932 é que ele deixou de ser comemoração restrita as associações religiosas e passou a fazer parte do calendário nacional, e comemorado também no segundo domingo de maio.

A história não muda o seu amor por sua mãe, porém, mostra que a importância de homenagear as mães não é algo moderno e que há muito tempo essas maravilhosas mulheres tem o seu valor reconhecido.

 

SHARE

NO COMMENTS