Como Salvar uma Criança de Um Engasgamento Comprovado

Como pais é claro que desejamos apenas o melhor para nossos filhos, entretanto, mesmo querendo que eles estejam sempre felizes e seguros, é preciso esperar pelo pior e estar prevenido para socorrer o pequeno caso ele precise. É por isso que pais e mães precisam conhecer um pouco de primeiros socorros e ter uma noção do que fazer caso seus filhos necessitem de socorro imediato. Mas, as situações mais comuns que acontecem com as crianças são os engasgos. Você sabe o que fazer caso seu filho fique engasgado e não tenha ninguém por perto para lhe ajudar?

Como acontece o engasgo

Ninguém está livre de ficar engasgado, e mesmo os adultos correm esse risco, que dirá então dos pequeninos. O engasgo das crianças acontece quando algum corpo estranho para na via respiratória e impede  a entrada do ar, bloqueando parcialmente ou totalmente a passagem do mesmo.

Os engasgos podem acontecer por causa de ter sido engolido um objeto ou corpo estranho que a criança colocou na boca, algo muito comum na idade em que estão descobrindo o mundo e tudo querem experimentar, fase em que os pais devem estar atentos a tudo em volta da criança.

Também pode acontecer que se engasguem com alimentos mal mastigados, balas, chicletes ou outra comida que acabam engolindo um pedaço maior do que a garganta suporta.

engasgamento-como-proceder

Outro motivo de engasgo que geralmente acontece com os bebês é quando se asfixiam com o vômito. Algumas mães já perderam seus filhos por causa desse acidente que acontece também na madrugada sem ninguém perceber. Por esse motivo é muito importante fazer o bebê arrotar antes de colocá-lo de volta para dormir, assim ele elimina naturalmente o excesso de leite e não corre risco de se engasgar durante o sono.

O engasgo ainda pode acontecer pela aspiração de pequenos objetos ou corpos estranhos que se soltam das roupas, das cobertas, brinquedos e bichinhos de pelúcia, assim, tenha cuidado com as peças que compra para seu filho a fim de que não se soltem e lhe ofereçam risco.

O que fazer no caso de uma criança engasgada

Se perceber que criança está engasgada antes de tudo mantenha a calma para conseguir agir rápido e socorrer o pequenino. É preciso avaliar a criança antes de proceder com o socorro, porque o engasgo pode acontecer de várias maneiras. Nunca tente retirar o objeto utilizando as mãos, porque pode empurrá-lo ainda mais fundo e dificultar o desengasgo.

Se a criança pode tossir é porque está respirando, então deixe que ela tussa para expelir o que está incomodando.

Se a criança não emite nenhum som, é porque as vias aéreas estão fechadas, e ela pode ficar vermelha, azulada ou arroxeada pela falta de ar. Tente desengasgá-la por dois minutos utilizando as técnicas que vamos ensinar, se não der certo, procure por ajuda.

Se a criança parece estar engasgada mas não estava comendo ou então não colocou nada na boca, leve-a a um hospital porque ela pode estar tendo uma reação alérgica.

Técnicas para desengasgar uma criança

As crianças pequenas devem ser desengasgadas colocando-as de bruços sobre sua coxa e com a cabeça voltada para o seu joelho. Deixe um de seus braços embaixo do pequeno para mantê-lo seguro, abaixe a cabecinha dele e com a outra mão dê 5 tapas firmes entre as omoplatas da criança, firmes e não fortes. A intenção é pressionar a saída do corpo estranho

tecnicas-para-desingasgar

Vire a criança de barriga para cima e com 3 dedos apenas pressione o meio do tórax um pouco abaixo da linha dos mamilos. Aperte delicadamente afundando uns 2 centímetros e solte. Repita por 5 vezes, vire a criança e novamente e recomece as massagens até que ela consiga tossir, então deixe que o corpo estranho saia com a tosse. Caso não obtenha sucesso, procure rapidamente uma ajuda.

como-salvar-uma-criança

Evite que seu filho se engasgue ficando atento ao que ele brinca e se não há objetos pequenos a sua volta, também tome cuidado com o tipo de alimento que oferece para que o mesmo não solte pedaços muito grandes que possam obstruir suas vias aéreas.

SHARE

NO COMMENTS