Dicas de Como Posso Tratar os Sintomas da Ansiedade Resultados Excelentes

A ansiedade é um mal que aflige muitas pessoas. Tanto crianças, como jovens e adultos, sofrem com esse problema que nos casos mais graves atrapalha até mesmo o rendimento escolar, a vida social, amorosa e profissional. Mas a ansiedade, apesar de trazer tantas perdas para uma pessoa, pode ser controlada a fim de melhorar a qualidade de vida e ainda minimizar seus sintomas. Para isso, é necessário autocontrole nos casos mais moderados e algumas vezes ajuda profissional para quem não consegue superar o problema sozinho.

Controle sua ansiedade

Tremores, suor frio, palpitações, dores no estômago, irritabilidade, tristeza, insegurança, insônia. Esses são alguns sintomas da ansiedade, e como podemos ver, não é à toa que esse problema atrapalha a vida de alguém, afinal, como vencer tudo isso e conseguir controlar toda a tensão que a ansiedade provoca nas pessoas?

Na verdade não é necessária nenhuma medida drástica para começar a controlar sua ansiedade, e a medida principal que você deve tomar é manter o controle. Isso será possível com uma mudança de hábitos que farão a ansiedade ser controlada e você viver mais seguro de si e ainda elevar sua autoestima.

mulher-super-anciosa

1 – Respiração

Nos momentos mais tensos onde você se sentir estressado, nervoso, pressionado ou inseguro, procure controlar sua respiração. A ansiedade tende a descompassar o ritmo da respiração e ainda provoca aumento dos batimentos cardíacos. Se você se concentrar em respirar devagar e profundamente, vai conseguir controlar esse pico de ansiedade e acalmar seu organismo, reduzindo a ação do sistema nervoso.

controle-a-ansiedade

2 – Relaxe

Pessoas ansiosas costumam ser muito tensas e esse estresse precisa ser controlado para que a ansiedade também seja. O controle do estresse é feito através de atividades relaxantes e evitando-se momentos de tensão. Pratique alguma atividade que lhe deem prazer, tenha um hobby ou simplesmente adote o hábito de parar todos os dias durante alguns minutos para meditar, escutar uma música tranquila, tomar um banho de imersão ou qualquer outra coisa que lhe faça aliviar as tensões do corpo e esquecer os problemas.

ansiedade.jpg

3 – Alimente-se adequadamente

Adote uma alimentação saudável e rica em vitaminas e nutrientes, e principalmente, incorpore em sua alimentação a banana, que é um poderoso combatente da ansiedade pelas substâncias que carrega; também o chocolate, não precisa exagerar, um pedacinho todos os dias está de bom tamanho para ingerir substâncias que causam satisfação e alegria. Também invista em chás relaxantes, como passiflora, camomila, erva doce e erva cidreira.

4 – Pratique exercícios físicos

Assim como alguns alimentos, as atividades físicas também liberam em nosso organismo substâncias que causam sensação de prazer, satisfação e alegria. Eles são capazes de aliviar as tensões e causar bem estar proporcionando mais saúde para o corpo e a mente. Se esses exercícios forem praticados na água, ainda melhor, porque a água também ajuda a relaxar o corpo.

5 – Não viva isolado

As pessoas ansiosas não devem ficar escondidinhas em seu mundo e fechadas dentro de casa. Tenha uma vida social, saia com os amigos, namore, brinque, dê risada e viva. Ficar longe das pessoas somente aumentará a solidão e a insegurança e ainda te fará acreditar que não é forte o suficiente para viver no mundo, então, viva a vida e seja feliz, mantendo contato com as pessoas que são especiais para você.

Se apesar dessas dicas a ansiedade continuar rondando sua vida e você não conseguir se livrar dela sozinho, não se esconda. Procure ajuda de um profissional, converse com alguém que possa lhe ouvir e aconselhar, para poder vencer o problema e voltar a ter uma vida ativa e feliz.

SHARE

NO COMMENTS