Como posso manter a família unida confira algumas dicas preciosas

Infelizmente estamos vivendo momentos de desvalorização da família e inversão de valores. Antigamente os filhos queriam estar perto de seus pais, davam atenção aos irmãos e escutavam os conselhos de tios e avós, hoje, muitos nem mesmo sabem o significado da frase “a benção, vó” que muitos de nós falávamos quando crianças. Essa mudança na nossa sociedade preocupa muito os pais que desejam preservar os valores da família e ter seus filhos perto por toda a vida. Então, se você deseja que seu passarinho voe do ninho mas não se esqueça o caminho de volta, veja como manter  a família unida para que nossa sociedade jamais deixe para trás essa união tão bela entre seres diferentes.

Não podemos prender nossos filhos

É muito comum escutarmos dizer que nós criamos nossos filhos para o mundo, e isso é verdade, mas acontece que a maioria das pessoas não sabe interpretar direito essa frase e acaba fazendo uma grande confusão, o que pode influenciar até mesmo na criação dos filhos e na união da família.

Quando dizemos que os filhos devem ser criados para o mundo, isso significa que o papel do pai e da mãe é orientar esse filho para que ele um dia possa viver sozinho e independente, é instruir sobre os perigos e mostrar as consequências de tudo o que fazemos, é alertar sobre as intenções das outras pessoas e como agir em várias situações. Isso é criar um filho para o mundo, e não permitir que ele cresça solto e sem vínculos, isso é descaso.

Ensinar um filho a sobreviver nesse mundo turbulento é uma prova de amor, mas não podemos esquecer que devemos educar e criar nossos filhos para que eles façam o que desejarem de suas vidas, ou seja, não podemos amarrá-los ao pé da cama (até que seria bom), porque eles são seres independentes e possuem seus gostos, vontades e desejos, e para mantê-los por perto, devemos apoiar suas decisões e instruir sobre tudo o que poderão encontrar pelo caminho. Essa é uma das medidas para manter a união da família. Veja o que mais você pode fazer para unir a todos.

familia-reunida

Como manter todos sempre juntos

O que fará com que os filhos sintam vontade de estar sempre perto dos pais, mesmo possuindo sua própria vida, é a maneira como são criados. Quando os pais se interessam de verdade pela vida de seus filhos, os escuta e dá valor para sua opinião, eles se sentem a vontade para dividir com os pais tudo o que acontece em sua vida, e como sabem que podem contar com sua família sempre, se sentem protegidos e seguros na companhia dos familiares e assim não sentem vontade ir embora ou se afastar em busca de quem os compreenda.

Fazer programas em família também é algo que mantém todos unidos, porém, tome cuidado para que isso não seja uma imposição, e escute a todos e todos juntos devem tomar a decisão do que desejam fazer.

grande-reuniao-em-familia

Também é importante manter as tradições de família, como aniversários, almoços de domingo, natal, páscoa, dia das crianças e outras datas que sejam especiais para cada família, isso desde o nascimento do primeiro filho, para que eles sintam que a reunião dos familiares é importante. Faça com que esses momentos sejam agradáveis e especiais para todos.

familia-fazendo-almoco

Também é preciso dar amor e carinho para todos os filhos e integrantes da família. Mesmo que o dia seja muito cheio e cansativo, é essencial pelo menos dois minutinhos por dia para mostrar que se importa com seus filhos, seja ao dar um beijo antes de se deitar ou se interessar pelos assuntos infantis, como o coleguinha que caiu no recreio, a professora que faltou, o desenho rabiscado, enfim, mostrar que tudo o que diz respeito a ele tem valor e é importante. Jamais espante seu filho dizendo que está cansado, não tem tempo ou não acha interessante, porque ele buscará no mundo alguém que se interesse por ele.

estudar-em-familia

O principal para manter a família sempre unida é educar os filhos desde pequenos num clima familiar, ensinar a solidariedade entre os irmãos e o companheirismo que deve existir entre todos. No mais, cubra de atenção, amor e carinho e dê valor para cada um deles e seus sentimentos, essa é a receita de uma família feliz e unida.

SHARE

NO COMMENTS