Saiba Tudo Sobre Como Cuidar de uma Chinchila

Quem nunca ficou encantado por causa de uma chinchila? Alguns não resistem e acabam levando o animalzinho pra casa por causa do seu jeitinho tão fofo, mas em pouco tempo ela vai ficando tristinha, tristinha e rapidamente acaba morrendo. Essa é a verdade sobre muitas pessoas que tentam ter uma chinchila em casa, mas não conseguem fazer o animal sobreviver por mais do que alguns meses. Sabe o que aconteceu de errado? Veja só os erros que as pessoas cometem ao criar uma chinchila:

Dar alimentos frescos

Apesar de lembrar muito um coelho a chinchila não tem nada a ver com eles e seu organismo é muito diferente. Os coelhos são animais de bosques e florestas e as chinchilas vivem em montanhas nevadas, assim não estão acostumadas com alimentos frescos. Couve, cenoura, gramíneas e outros mais que estamos acostumados a oferecer para os coelhos, podem causar problemas digestivos nas chinchilas. O único vegetal que elas podem comer é alfafa desidratada.

cuidados-com-chinchila

Dar banho

Chinchilas não tomam banho como os cachorros. Elas são animais que vivem em locais secos e sua pele não foi feita para ter contato com a água. Ao molhar a sua pele, elas podem desenvolver fungos por causa da densidade do pelo. Nunca dê banho numa chinchila nem a deixe em contato com umidade. O banho da chinchila é feito a seco, com um pó mineral que deve ser colocado na gaiola para que ela tome banho sozinha. Na verdade ela vai ficar coberta de pó!

Oferecer alimento humano

As chinchilas não podem consumir alimento de humanos, como pedaços de pão, torradas, biscoitos e bolachas. Seu organismo não está pronto para esse tipo de alimento e eles podem causar diversas doenças na chinchila. Alimente o animal apenas com a ração indicada a sua espécie.

Dar comida de coelho

A ração para coelhos também não deve ser oferecida para a chinchila, porque os ingredientes presentes nessa ração não são aqueles indicados para elas. A ração de coelhos também vai fazer mal para a chinchila e deve-se evitar deixar o animal doente oferecendo para ela a ração de chinchilas.

Deixar o animal tomar sol

Chinchilas odeiam o calor e em dias quentes podem ficar desanimadas e quietas num canto. Deixar o animal no sol é uma tortura tremenda para ela, que pode até mesmo morrer por causa de estresse calórico. Os lugares onde habita naturalmente a chinchila encontra temperaturas muito baixas, e por isso o inverno é sua estação favorita. Nunca deixe sua chinchila no sol, e nos dias quentes, você pode colocar para ela uma pedra de mármore, para que tenha um local fresco para se deitar, ou então uma garrafa com água congelada, para fazer um ar condicionado improvisado.

chinchila-animal-estimação

Dar madeira para roer

As chinchilas adoram roer e algumas pessoas oferecem para elas pedaços de madeira, galhos e vigas de construção para que possam se deliciar. O problema é que algumas madeiras são tóxicas para as chinchilas e as madeiras de construção recebem tratamento com produtos químicos, ou seja, podem matar sua chinchila. Ofereça para ela apenas pedaços de madeira vendidos especificamente para elas roerem.

Percebeu como as chinchilas são diferentes de porquinhos da índia e coelhos? Agora se deseja ter uma você já sabe que é preciso cuidar dela como chinchila e não como um coelho!

SHARE

NO COMMENTS