Conheça os candidatos à Presidência da Câmara

Desde o afastamento de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara, o cargo está vago à espera da eleição que será realizada nessa quarta-feira, dia 13 de julho. Depois de muita discussão sobre a data de votação e de uma possível articulação de Cunha para mudar a data de votação, o dia 13 ficou oficialmente marcada para a eleição do novo presidente. Mas você sabe quem está na disputa pelo cargo dessa vez?

Os candidatos que já apresentaram a sua candidatura

O prazo está acabando para os deputados que têm interesse em participar da eleição do novo presidente da câmara. Até as 12 horas de quarta-feira, dia 13 de julho, data da eleição do presidente, os deputados que querem concorrer ao cargo precisam oficializar a sua candidatura para sucessão de Eduardo Cunha.

candidato-presidencia-camara

Até as 12 horas de hoje, dia 12 de julho, a lista de candidatos contava com 11 nomes de deputados que desejam concorrer ao cargo. A eleição acontecerá a partir das 16 horas e os candidatos podem desistir de tentar o cargo até uma hora antes do início da sessão. Todos os deputados podem participar da eleição, que acontecerá através da votação secreta em sistema eletrônico.

A eleição do próximo Presidente da Câmara se dará em primeiro turno caso o candidato consiga alcançar a maioria absoluta dos votos da casa, que seriam no caso da presença de 257 deputados, ter o voto de 129. Conheça os candidatos oficiais até o momento:

– Carlos Gaguim (PTN-TO): é administrador e tem 55 anos, vive o seu primeiro mandato, mas já foi vereador e deputado estadual por Tocantins.

– Carlos Manato (SD-ES): é médico e tem 58 anos, já vive o seu quarto mandato como deputado na Câmara. Atualmente é corregedor da Casa,mas também já ocupou cargos como suplente na Mesa Diretora.

– Cristiane Brasil (PTB-RJ):é advogada e também filha de Roberto Jefferson. Vive seu primeiro mandato na Câmara.

– Evair Melo (PV-ES): é administrador de empresas e teve seu primeiro mandato iniciado em 2014. Hoje faz parte do grupo de vice-líderes do PV na Câmara.

– Fábio Ramalho (PMDB-MG): é empresário e vive seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Já ocupou o cargo de prefeito na cidade de Malacacheta em Minas Gerais.

– Fausto Pinato (PP-SP): é advogado e tem 39 anos, vive seu primeiro mandato na Câmara. Eleito como relator do processo contra Cunha, acabou sendo substituído.

– Fernando Giacobo (PR-PR): ocupa o cargo de segundo vice-presidente da Câmara dos deputados. No ano de 2002 foi eleito deputado federal pela primeira vez. No ano de 2014 conseguiu atingir o total de 144 mil votos.

– Heráclito Fortes (PSB-PI): é funcionário público e já vive seu quinto mandato. Já foi prefeito de Teresina e também um forte opositor do governo Lula.

– Luíza Erundina (PSOL-SP): é assistente social já vive seu quinto mandato e também foi a primeira prefeita da cidade de São Paulo.

– Marcelo Castro (PMDB-PI): é médico e tem 66 anos, vive o quinto mandato como deputado e atuou como ministro da Saúde do governo Dilma.

– Rogério Rosso (PSD-DF):é um dos aliados de Eduardo Cunha e foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara.

Vamos aguardar para ver quem mais irá integrar essa lista!

SHARE

NO COMMENTS